Artesanato - Violinos Capela - Atelier

Espinho
Descrição
Os primeiros violinos de Domingos Capela foram construídos em madeira de plátano e datam de 1924, para uso próprio. Nesse ano, Domingos Capela consertou o violino do músico italiano Nicolino Milano que atuava num dos casinos de Espinho e a perfeição no trabalho foi tal, que Milano entregou-lhe mais sete violinos para consertar. Em 1931, o músico italiano voltou a Espinho e propôs-lhe um emprego na casa Hill de Londres, que Domingos Capela veio a recusar. No Porto, conheceu a violoncelista Guilhermina Suggia, que o convidou para trabalhar no Conservatório de Música do Porto a consertar instrumentos de arco. E nunca mais deixou de construir instrumentos de arco, violas e guitarras.

Como artista, tornou-se um dos grandes construtores de violinos da história e elevou o nome de Espinho.

Domingos Capela faleceu em 1976, mas os violinos continuaram a ser solicitados ao seu filho, António Capela, que continua esta dedicação na mesma oficina original, na freguesia de Anta, onde nasceu e vive.

Apaixonado pela arte do seu pai, deu provas de real valor, reconhecido internacionalmente. Estudou em Paris e Mirecourt, França e também em Cremona, Itália, com bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian. Os seus estudos permitiram-lhe aperfeiçoar a técnica de construção de violinos.

Em 1963, participou no concurso de Liège, Bélgica, onde ganhou o 1º prémio na categoria de “sonoridade” e o 4º na de "Luthier". Em 1967, concorre com dois violinos em Poznan, Polónia, obtendo um 2º e um 4º prémio. Em 1972, novamente em Poznan, concorreu com quatro violinos, alcançando os quatro primeiros lugares e as maiores pontuações de sonoridade e trabalho. Como júri, tem participado em diversos concursos internacionais.

A Câmara Municipal de Espinho concedeu-lhe a Medalha de Prata de Mérito Artístico e, em 1991, a Presidência do Conselho de Ministros condecorou-o com a Medalha de Mérito Cultural, de valor artístico nacional e internacional. É fundador e vice-presidente da Associação Europeia de Construtores de Violinos e Arcos.



Local: Espinho
Apartamento de praia - Porto/Espinho

Apartamento de praia - Porto/Espinho

RNAL n.º 24170/ALO apartamento está situado no centro da cidade.Com dois quartos duplos, uma...
Mais informação
Inatel Santa Maria da Feira

Inatel Santa Maria da Feira

A meio caminho entre Porto e Aveiro, Santa Maria da Feira deve a sua designação a uma antiga...
Mais informação
O Quim da Granja  Marisqueira

O Quim da Granja Marisqueira

Pratos principais:Sopa do marBife do vazio laminadoBacalhau com broa e arroz de...
Mais informação
Camarão de Espinho

Camarão de Espinho

Invulgarmente saboroso, transportando no seu pequeno corpo rosado transparente, um sabor...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação