Igreja de São Martinho de Mouros

Resende
Descrição

A torre-fachada da Igreja não corresponde a necessidades militares. Para esse efeito serviam as fragas e vales deste local que auxiliaram os cristãos a tomar o castelo de São Martinho.
Assim, esta Igreja, edificada no século XIII, embora se destaque no românico português pela excêntrica volumetria da sua fachada, cumpre ainda hoje as funções para as quais foi construída, já em tempos de paz: a liturgia.
O seu projeto inicial era arrojado, mas ficou incompleto. A inscrição de 1217, descoberta num silhar [pedra] da capela-mor, evidencia o início da construção ou a conclusão de uma primeira fase de edificação, dando assim expressão à hipotética ideia de um templo com três naves abobadadas. Diante desta surge um arco triunfal apontado e encimado por óculo emoldurado.
Foi, contudo, na Época Moderna e, sobretudo, no período barroco que a espacialidade da Igreja mais modificações sofreu, sendo exemplo a capela-mor, intervencionada sob a responsabilidade dos padroeiros.
Cabe destacar as pinturas da oficina dos Mestres de Ferreirim (cerca de 1530), o trabalho de talha do retábulo-mor [altar principal], de estilo nacional, e do teto de temática hagiográfica [vida dos santos].

 


Local: Resende
Quinta das Aguincheiras

Quinta das Aguincheiras

A Quinta das Aguincheiras, acolhe os seus visitantes numa ampla sala comum virada ao Douro e por...
Mais informação
Pousada Solar da Rêde

Pousada Solar da Rêde

Magnifico Solar do séc. XVIII, situado no meio de uma vinha de 27 hectares, com vista...
Mais informação
Restaurante Tentação do Douro

Restaurante Tentação do Douro

O restaurante Tentação do Douro com capacidade para 30 pessoas, apresenta diariamente na ementa...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação