Memória

Vila Nova de Cerveira
Descrição

É um monumento comemorativo das vitórias na Guerra Peninsular, mas, mais do que isso, é um símbolo da resistência minhota. A 15 de Fevereiro de 1809, as tropas francesas comandadas pelo general Soult tentaram entrar em Portugal através de Cerveira, atravessando o Rio Minho. Face à bravura dos cerveirenses, tiveram que recuar e acabaram por entrar em Portugal pela zona de Chaves, Trás-os-Montes.
A Memória foi erguida em honra de todos os heróis da Guerra Peninsular, mas destes bravos um se destaca: o coronel veterano, já com 77 anos, Gonçalo Coelho de Araújo. Foi Gonçalo de Araújo quem organizou armas e milícias na defesa da fronteira junto a esta Vila quando os franceses teriam já o apoio da Fortaleza de Goyan, na Galiza, na outra margem do Rio. Do lado de lá um exército profissional, treinado e com armas à altura. Deste lado, um povo com apenas três canhões – os que restaram das Guerras da Restauração -, e um treino rudimentar, mas cheio de coragem. Quase por milagre, os cerveirenses conseguem impedir a invasão do exército francês.
Também uma mulher mostrou coragem: Resina, esposa do governador do Forte de Lovelhe. Resina, sabendo dos franceses estacionados na fortaleza de Goyan, bem de frente para o Forte de Lovelhe, levantou-se, mesmo em trajes menores. Mandou um artilheiro carregar uma boca-de-fogo e apontou-a a Goyan. O tiro desmoronou a esquina do solar onde se encontravam os franceses, que acabaram por abandonar a casa com medo de serem novamente atingidos.
A primeira pedra deste monumento foi lançada cem anos depois, a 15 de Fevereiro de 1909. Alguns meses mais tarde era inaugurado o monumento da Memória com pompa e circunstância e com direito a missa campal, cortejo e música. A importância da Memória demonstra bem o respeito e o orgulho que as gentes de Cerveira sentem pelo seu passado. 

Local: Vila Nova de Cerveira
Quinta de S. Roque

Quinta de S. Roque

A Quinta de S. Roque, com origem no séc. XVIII, possui o encanto arquitectónico das casas de...
Mais informação
Albergue de Peregrinos de Caminha

Albergue de Peregrinos de Caminha

Exclusivo para peregrinos, está disponivel durante todos os meses do ano.Hora de abertura...
Mais informação
Restaurante Central

Restaurante Central

Especialidades:   Peixe: Bacalhau à Central Carne: Galo de Cabidela e           Cozido à...
Mais informação
Adega Real

Adega Real

Cozinha Regional Especialidades: Peixe: Bacalhau, Polvo, Lampreia e Sável Carne: Rojões à...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação